Site Map
Contacts
Follow us on Facebook Follow us on Twitter YouTube channel
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
10 May 2011

Se acordar meia hora antes do Sol nascer e olhar para este (nascente) poderá ver um bonito alinhamento planetário: Mercúrio, Vénus, Marte e Júpiter juntos numa região do céu com 10º graus de diâmetro - ou seja, se esticarmos um braço e fizermos um punho com a mão, podemos esconder os quatro planetas.

A melhor manhã para vermos o alinhamento será a manhã do dia 11 de maio, pois Vénus e Júpiter estarão muito próximos - estarão apenas separados por 1/2º (podemos esconder os dois planetas atrás de um dedo). Vale a pena espreitar o céu, pois Vénus e Júpiter estão muito brilhantes. Vénus é visível já depois do Sol nascer, é apenas necessário perceber para onde devemos olhar.

Ao longo do mês de maio, este quarteto de planetas voltará a arranjar diferentes formas no céu da madrugada. A 13 de maio, por exemplo, Mercúrio, Vénus e Júpiter formarão no céu um triângulo brilhante - quase equilátero. A 20 de maio, um novo triângulo surgirá, mas agora os vértices serão Marte, Vénus e Mercúrio. Embora Marte não esteja muito brilhante, a sua cor avermelhada facilita a sua identificação. A 30 de maio, a Lua irá juntar-se a este conjunto e poderemos vê-la em fase de quarto minguante.

Para mais informações
NASA Science News

Vídeos
ScienceCasts
Sky & Telescope









1. Medir o céu
2. Mapa do céu - 11 de maio de 2011
3. Mapa do céu - 13 de maio de 2011
4. Mapa do céu - 20 de maio de 2011
5. Mapa do céu - 30 de maio de 2011