Site Map
Contacts
Follow us on Facebook Follow us on Twitter YouTube channel Follow us on Google+
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto


23-25 September 2012, Porto, Portugal

Caçadores de Luz e Trevas: Em busca das primeiras galáxias do Universo
José Afonso (CAAUL)

Após milhares de anos de interrogaçoes e desafios sobre o Cosmos, encontramo-nos hoje no limiar de uma revolução do conhecimento. Munido de novos e poderosos telescópios, o Homem prepara-se hoje para, pela primeira vez, observar o nascimento da primeira luz do Universo e, espera-se, compreender como se deu a formação das primeiras estruturas, entre as quais estrelas e galáxias.

No muito - que é certamente pouco - conhecimento que possuímos sobre o Universo primordial, pensamos que, após o Big Bang, uma escuridão fundamental se terá instalado. Contudo, hoje o Universo é rico em luz, sendo as estrelas uma das suas origens. Como se deu a transição daquela “Idade das Trevas” para esta “Idade da Luz”? Quais foram os primeiros faróis do grande oceano cósmico? Utilizando uma nova geração de telescópios e instrumentação astronómica, com capacidades nunca antes possuídas, pensamos estar a beira revelar uma das fases mais fundamentais na História do Cosmos.

Nesta conferência apresentarei a forma como esta busca incessante da Astronomia pelas Trevas e pela Luz se está a aproximar da revelação que marcará uma época, discutindo o que se espera alcançar, e como, durante os anos mais próximos.

Images copyright ESO, NASA and STScI.