Astroteca, Astronomia sobre Rodas

NORTE-07-0125-FEDER-000008

Investigador responsável
Filipe A. L. Pires

Desde a sua criação em 1989 o CAUP assumiu como uma das suas missões a promoção da cultura científica e a divulgação da Astronomia. Em 1991 o CAUP iniciou o programa 'Astronomia nas Escolas', cuja sua atividade principal é levar a Astronomia para dentro das escolas, realizando sessões num planetário portátil para alunos e professores. O nosso programa foi o primeiro do género em Portugal e de longe o que tem mais visitantes, cerca de 200 mil nos 20 anos de atividade. Hoje além das sessões de planetário disponibilizamos palestras, sessões de observação com telescópio, oficinas pedagógicas e exposições. A nossa proposta vai no sentido de reestruturamos a nossa oferta e atualizar algum do equipamento com muitos anos de uso, oferecer um serviço mais de encontro às expectativas e pedidos das escolas.

Ao longo do tempo uma das maiores dificuldades que sentimos são as deslocações do material e dos recursos humanos. O CAUP não possui meios de transporte próprios e o custo de recorrer a meios alugados é incomportável para a maior das escolas. Muitas das atividades são diretamente custeadas pelos alunos e seus encarregados de educação. O CAUP tem como política cobrar às escolas um valor que corresponde às despesas que tem com os recursos humanos e consumíveis, competindo às escolas assegurar o transporte de material e monitores. Muitas vezes este é um obstáculo inultrapassável.

Pretendemos desenvolver uma plataforma móvel de divulgação da Astronomia e apoio ao ensino. Um veículo adaptado e transformado com espaço para realizar experiência de ótica ou espectroscopia, oficinas de construção de relógios de Sol, com uma coleção de livros e computadores, com um telescópio para observações noturnas e solares, capaz de transportar o planetário portátil e uma pequena exposição.

A Astroteca móvel será igualmente uma plataforma de apoio e suporte a atividades de campo, nomeadamente as atividades no âmbito da Astronomia no Verão, feiras e eventos de ciência.

Instituição financiadora
Programa Operacional Regional do Norte (ON.2)

Início: 1 julho 2013
Fim: 30 junho 2015


O Novo Norte  QREN  União Europeia