Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
Observational properties of brown dwarfs

Cátia Cardoso
Osservatorio Astrofisico di Torino

Resumo
Brown dwarfs are objects with sub-stellar masses that are unable to sustain hydrogen burning; cooling down through out their lifetimes.
The physical parameterization of brown dwarfs is reliant on the use of interior and atmospheric models. The study of brown dwarf binaries can provide crucial model independent measurements, especially in the case of masses.
This talk will present some key results like the determination of the dynamical masses of the brown dwarf binary, ε Indi Ba, Bb (T1 and T6).
And it will integrate the study of benchmarks with the study of statistically meaningful populations, namely the mass function of brown dwarfs in clusters and in the field.

26 junho 2013, 13:30

Centro de Astrofísica
Rua das Estrelas
4150-762 Porto

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço é (IA) é uma nova, mas muito aguardada, estrutura de investigação com uma dimensão nacional. Ele concretiza uma visão ousada, mas realizável para o desenvolvimento da Astronomia, Astrofísica e Ciências Espaciais em Portugal, aproveitando ao máximo e realizando plenamente o potencial criado pela participação nacional na Agência Espacial Europeia (ESA) e no Observatório Europeu do Sul (ESO). O IA é o resultado da fusão entre as duas unidades de investigação mais proeminentes no campo em Portugal: o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL). Atualmente, engloba mais de dois terços de todos os investigadores ativos em Ciências Espaciais em Portugal, e é responsável por uma fração ainda maior da produtividade nacional em revistas internacionais ISI na área de Ciências Espaciais. Esta é a área científica com maior fator de impacto relativo (1,65 vezes acima da média internacional) e o campo com o maior número médio de citações por artigo para Portugal.

Continuar no sítio do CAUP|Seguir para o sítio do IA