Site Map
Follow us on Facebook Follow us on Twitter YouTube channel

Astronomia a Alta Resolução Angular com Óptica Adaptativa e Estrelas Laser

A. J. T. Paralta

Abstract. Nesta dissertação caracterizam-se os mecanismos físicos que estão por detrás da perda de qualidade da imagem captada pelos grandes telescópios e os métodos propostos para a recuperar. A compreensão dos fenómenos de interferência e de difracção das ondas luminosas é fundamental para perceber estes mecanismos. A difracção é o desvio sofrido por uma frente de onda ao passar por um obstáculo (tal como uma fenda ou os bordos da objectiva de um telescópio). A interferência é o resultado da sobreposição de duas ondas.
Faz-se uma abordagem geral ao telescópio e seu limite de difracção tendo em conta a natureza turbulenta da atmosfera. A atmosfera apresenta variações locais de temperatura que estão associadas à turbulência atmosférica, apresentando densidades diferentes e variáveis. Como a turbulência atmosférica é menor nos locais altos estes são escolhidos para a instalação dos grandes telescópios. A qualidade da imagem é determinada pelos efeitos atmosféricos para comprimentos de onda visíveis.
O efeito da turbulência atmosférica nas imagens estelares é normalmente separado em dois fenómenos distintos: o seeing e a cintilação. O seeing é o termo usado para descrever mudanças casuais na direcção da luz que entra no telescópio enquanto que a cintilação se refere a flutuações aleatórias na intensidade. Estes efeitos provêm de variações no índice de refracção e distorcem a frente de onda. O seeing e o Strehl são parâmetros quantitativos da qualidade da imagem a ter em conta nos métodos de correcção.
Para a correcção do efeito da turbulência atmosférica existem várias técnicas de imagem de alta resolução angular, como é o caso da interferometria speckle e da óptica adaptativa, sendo esta a mais recente. Um sistema de óptica adaptativa utiliza, como método principal de compensação das perturbações atmosféricas, a deformação de espelhos e permite fazer uma correcção da radiação emitida pela fonte antes de chegar ao detector. Esta é a diferença fundamental entre a OA e outras técnicas de alta resolução como, por exemplo, a interferometria speckle em que a qualidade da imagem é melhorada por meio de processamento das imagens já registadas.
Os astrónomos recorrem às estrelas laser, como uma fase mais avançada da óptica adaptativa, para aumentar a fracção do céu observável, uma vez que a OA necessita de uma referência.
A óptica adaptativa permitiu obter alguns resultados astronómicos observados por alguns telescópios ópticos e infravermelhos.
Em anexo, encontra-se um conjunto de actividades experimentais, realizadas com alunos dos ensinos básico e secundário, que ilustram os fenómenos anteriormente tratados tais como o movimento ondulatório, a interferência e a difracção de ondas. São também anexados os resultados de uma noite de observação feita no CAUP, onde foi medido o seeing, observada a turbulência e a refracção atmosféricas.

Master in Teaching of Astronomy
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Supervisor(s): P. J. V. Garcia

>> PDF

Institute of Astrophysics and Space Sciences

Institute of Astrophysics and Space Sciences (IA) is a new but long anticipated research infrastructure with a national dimension. It embodies a bold but feasible vision for the development of Astronomy, Astrophysics and Space Sciences in Portugal, taking full advantage and fully realizing the potential created by the national membership of the European Space Agency (ESA) and the European Southern Observatory (ESO). IA resulted from the merging the two most prominent research units in the field in Portugal: the Centre for Astrophysics of the University of Porto (CAUP) and the Center for Astronomy and Astrophysics of the University of Lisbon (CAAUL). It currently hosts more than two-thirds of all active researchers working in Space Sciences in Portugal, and is responsible for an even greater fraction of the national productivity in international ISI journals in the area of Space Sciences. This is the scientific area with the highest relative impact factor (1.65 times above the international average) and the field with the highest average number of citations per article for Portugal.

Proceed on CAUP's website|Go to IA website