Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto

On the origin of the wealthy frequency spectra of space observed intermediate mass pulsating stars

J. Pascual-Granado, A. Grigahcène, D. Díaz-Fraile, M. Gruberbauer, R. Garrido, P. J. Amado, J.-C. Suárez

Abstract.
Several hypotheses have been advanced to explain the wealthy spectra of space observed intermediate mass pulsating stars. Among which we can find the rotational splitting, stochastic excitation or detection of coloured noise due to superficial granulation.
An overview of the problem requires a coherent analysis of a large number of stars looking for correlations between the observed frequency spectra and the position on the HR diagram, which hence, means stage of evolution of the stars.

20th Stellar Pulsation Conference Series
Granada, Spain
setembro 2011

Tipo: Comunicação oral

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é uma nova, mas muito aguardada, estrutura de investigação com uma dimensão nacional. Ele concretiza uma visão ousada, mas realizável para o desenvolvimento da Astronomia, Astrofísica e Ciências Espaciais em Portugal, aproveitando ao máximo e realizando plenamente o potencial criado pela participação nacional na Agência Espacial Europeia (ESA) e no Observatório Europeu do Sul (ESO). O IA é o resultado da fusão entre as duas unidades de investigação mais proeminentes no campo em Portugal: o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL). Atualmente, engloba mais de dois terços de todos os investigadores ativos em Ciências Espaciais em Portugal, e é responsável por uma fração ainda maior da produtividade nacional em revistas internacionais ISI na área de Ciências Espaciais. Esta é a área científica com maior fator de impacto relativo (1,65 vezes acima da média internacional) e o campo com o maior número médio de citações por artigo para Portugal.

Continuar no sítio do CAUP|Seguir para o sítio do IA