Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto

Kalman filter design for atmospheric tip/tilt, tip/tilt anisoplanatism and focus filtering on extremely large telescopes

L. Gilles, H.-F. G. Raynaud, C. M. Correia, L. Wang, B. Ellerbroek, C. Boyer, C. Kulcsár

Resumo
This paper discusses Kalman filter design to correct for atmospheric tip/tilt, tip/tilt anisoplanatism and focus disturbances in laser guide star multi-conjugate adaptive optics. Model identification, controller design and computation, command oversampling and disturbance rejection are discussed via time domain analysis and control performance evaluation. End-to-end high-fidelity sky-coverage simulations are presented by Wang and co-authors in a companion paper.

Adaptive Optics Systems IV
(Eds.) E. Marchetti, L. M. Close, J.-P. Véran

SPIE
Vol. 9148,
2014

>> DOI

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é uma nova, mas muito aguardada, estrutura de investigação com uma dimensão nacional. Ele concretiza uma visão ousada, mas realizável para o desenvolvimento da Astronomia, Astrofísica e Ciências Espaciais em Portugal, aproveitando ao máximo e realizando plenamente o potencial criado pela participação nacional na Agência Espacial Europeia (ESA) e no Observatório Europeu do Sul (ESO). O IA é o resultado da fusão entre as duas unidades de investigação mais proeminentes no campo em Portugal: o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL). Atualmente, engloba mais de dois terços de todos os investigadores ativos em Ciências Espaciais em Portugal, e é responsável por uma fração ainda maior da produtividade nacional em revistas internacionais ISI na área de Ciências Espaciais. Esta é a área científica com maior fator de impacto relativo (1,65 vezes acima da média internacional) e o campo com o maior número médio de citações por artigo para Portugal.

Continuar no sítio do CAUP|Seguir para o sítio do IA