Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto

Projecto Estratégico UI 3 - 2011-2012

FCOMP-01-0124-FEDER-022687 & PEst-C/FIS/UI0003/2011

Investigador responsável
Mário J. P. F. G. Monteiro

O objectivo principal do CAUP é propocionar as condições adequadas de trabalho, os contatos e a interligação para as actividades de investigação, formação e divulgação em Astronomia. A componente de investigação científica é desenvolvida por uma equipa de 30 investigadores doutorados, que deve crescer em números nos próximos dois anos. O CAUP acolhe investigadores de diferentes nacionalidades, sendo uma fracção dos investigadores permanentes, docentes em vários Universidades e outras Instituições de Ensino Superior. Tem sido com base numa política de recrutamento verdadeiramente internacional, que o CAUP conseguiu crescer em termos de visibilidade internacional e produtividade. A capacidadce de atrair investigadores de elevada qualidade regularmente tem assegurado que o CAUP possa participar em colaborações internacionais, bem como reforçar o intercâmbio de estudantes de pós-graduação em Astronomia.

O CAUP procura continuar a manter uma massa crítica, que seja equilibrada, de recursos humanos bem treinados nas áreas de investigação de ponta em que está envolvido. Ao focar sobre um conjunto restrito de temas científicos estratégicos, que correspondem às principais áreas internacionalmente relevantes, assegura-se um crescimento sustentável e coerente para as actividades de investigação do CAUP. Esta estratégia é alicerçada em projectos nacionais e internacionais de cooperação, em especial no que diz respeito à participação Portuguesa na ESA e no ESO. Tais iniciativas vão continuar a procurar reforçar as colaborações com outras equipas nacionais, como o CAAUL (Lisboa).

Sendo uma instituição de investigação, o CAUP tem desempenhado um papel pioneiro e com sucesso no desenvolvimento de sinergias que surgem de uma estreita colaboração entre um ambiente de investigação e uma actividade regular de promoção da cultura científica para o público geral e para as escolas. O nosso objectivo é manter o nível e a qualidade da actividade na área da promoção da ciência e da cultura científica através da Astronomia, que já existe há mais de duas décadas. À medida que o mundo muda, em resultado do maior acesso à informação em formatos muito diferentes, o CAUP tem procurado evoluir na forma como comunica com a população estudantil e com o público em geral. O objectivo é continuar a servir a nossa missão estatutária, que foi estabelecida desde o início, de ser uma porta de acesso para que todos possam aceder e entrar no mundo da ciência e da cultura científica através da Astronomia.

O apoio de um extenso programa de formação em Astronomia na Universidade do Porto (licenciatura, dois graus de mestrado, doutoramento) tem sido uma das principais funções, que o CAUP assegura desde o início. Este apoio vai continuar, nomeadamente através da integração de estudantes de todos os níveis nas actividades do CAUP, e em particular na investigação. Essa contribuição única e de elevada qualidade para a formação de sucessivas gerações de astrónomos profissionais continua a ser um objectivo central para o futuro do CAUP.

Instituição financiadora
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Início: 1 janeiro 2011
Fim: 31 dezembro 2012


Fundação para a Ciência e Tecnologia  COMPETE  QREN  União Europeia

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é uma nova, mas muito aguardada, estrutura de investigação com uma dimensão nacional. Ele concretiza uma visão ousada, mas realizável para o desenvolvimento da Astronomia, Astrofísica e Ciências Espaciais em Portugal, aproveitando ao máximo e realizando plenamente o potencial criado pela participação nacional na Agência Espacial Europeia (ESA) e no Observatório Europeu do Sul (ESO). O IA é o resultado da fusão entre as duas unidades de investigação mais proeminentes no campo em Portugal: o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL). Atualmente, engloba mais de dois terços de todos os investigadores ativos em Ciências Espaciais em Portugal, e é responsável por uma fração ainda maior da produtividade nacional em revistas internacionais ISI na área de Ciências Espaciais. Esta é a área científica com maior fator de impacto relativo (1,65 vezes acima da média internacional) e o campo com o maior número médio de citações por artigo para Portugal.

Continuar no sítio do CAUP|Seguir para o sítio do IA