Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto

Incentivo - UI 3 - 2013

Incentivo/FIS/UI0003/2013

Investigador responsável
Pedro P. Avelino

O crescimento do Sistema Científico e Tecnológico Nacional nas últimas duas décadas foi acompanhado por um incremento significativo na produção científica e no valor do financiamento que os investigadores portugueses conseguem captar em concursos competitivos. Importa, em particular, estimular a competitividade que resulte na captação de financiamento internacional, incluindo o financiamento disponível através dos programas quadro da Comissão Europeia.

Considera-se, a este respeito, que as instituições desempenham um papel crítico na promoção das medidas e facilitação dos meios que permitam aos seus investigadores candidatar-se, com sucesso, a concursos internacionais para financiamento das suas ideias e projetos de investigação.

Como parte da sua estratégia de promoção da internacionalização da Ciência feita em Portugal e em particular na consolidação de capacidades e criação de competências que permitam atrair financiamento externo em concursos competitivos, deliberou o Conselho Diretivo da FCT atribuir, a partir de 2013, um financiamento adicional às Instituições de I&D, a título de incentivo, que reflita o sucesso das instituições e dos seus investigadores na captação de financiamento externo à FCT.

Instituição financiadora
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Início: 1 janeiro 2013
Fim: 31 dezembro 2013


Fundação para a Ciência e Tecnologia

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é uma nova, mas muito aguardada, estrutura de investigação com uma dimensão nacional. Ele concretiza uma visão ousada, mas realizável para o desenvolvimento da Astronomia, Astrofísica e Ciências Espaciais em Portugal, aproveitando ao máximo e realizando plenamente o potencial criado pela participação nacional na Agência Espacial Europeia (ESA) e no Observatório Europeu do Sul (ESO). O IA é o resultado da fusão entre as duas unidades de investigação mais proeminentes no campo em Portugal: o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL). Atualmente, engloba mais de dois terços de todos os investigadores ativos em Ciências Espaciais em Portugal, e é responsável por uma fração ainda maior da produtividade nacional em revistas internacionais ISI na área de Ciências Espaciais. Esta é a área científica com maior fator de impacto relativo (1,65 vezes acima da média internacional) e o campo com o maior número médio de citações por artigo para Portugal.

Continuar no sítio do CAUP|Seguir para o sítio do IA