Projecto Estratégico - UI 3 - 2013-2014

PEst-C/FIS/UI0003/2013 & FCOMP-01-0124-FEDER-037275

Investigador responsável
Pedro P. Avelino

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), unidade de investigação número 3 da FCT, é uma associação científica privada da Universidade do Porto, com o estatuto de utilidade pública. O CAUP foi uma das primeiras unidades a serem criadas em Portugal, sendo a maior unidade em ciências espaciais, e foi classificada como excelente nas duas últimas avaliações organizadas pela FCT. Os custos operacionais básicos do CAUP são financiados pelo projeto estratégico, com o objetivo principal de proporcionar as condições adequadas de trabalho, contactos e recursos básicos para as equipas de investigação. Tal é fundamental para garantir a estabilidade a longo prazo e as condições mínimos para que as equipas sejam capazes de obter fundos adicionais da Comissão Europeia e de outras fontes.

No total, o CAUP tem 85 membros integrados (incluindo pesquisadores, pessoal administrativo e de divulgação) e 9 colaboradores. As atividades de investigação são desenvolvidas por uma equipa de 37 investigadores com doutoramento, de diferentes nacionalidades. Espera-se que a equipa continue a crescer em 2013-2014, suportada pelos projetos internacionais em curso. A política de recrutamento do CAUP permitiu o crescimentos internacional da unidade, em termos de visibilidade, e também da capacidade para atrair investigadores de elevada qualidade numa base regular. O impacto médio da produtividade científica pelo CAUP está a cima da média internacional, com um número acumulado de 30 citações por artigo, em mais de 700 artigos.

A participação em colaborações internacionais, bem como o intercâmbio de estudantes e formação de pós-graduação em Astronomia, tem uma importância fundamental para o CAUP. O CAUP procura continuar a manter uma massa crítica, que seja equilibrada, de recursos humanos bem treinados nas áreas de investigação de ponta em que está envovlvido. Ao focar sobre um conjunto restrito de temas científicos estratégicos, que correspondem às principais áreas internacionalmente relevantes, assegura-se um crescimento sustentável e coerente para as atividades de investigação do CAUP. A estratégia é alicerçada em projetos nacionais e internacionais, a maioria alicerçada na participação Portuguesa na ESA e no ESO. Estas iniciativas internacionais irão continuar, suportadas por colaborações com outras equipas nacionais.

O CAUP tem desempenhado um papel pioneiro na promoção da ciência, sendo as atividades de investigação científica complementadas pelas melhores práticas de divulgação de ciência para o público em geral e escolas. O nosso objetivo é manter o nível e a qualidade da atividade na área da promoção da ciência e da cultura científica através da Astronomia, que já existe há mais de duas décadas. Como parte dessas atividades, o CAUP é responsável pela gestão científica do Planetário do Porto, desde 1998. O CAUP recebe, em média, mais de 30 000 visitantes por ano (escolas e público em geral) para suas muitas atividades de extensão e formação complementar.

O apoio de um extenso programa de formação em Astronomia na Universidade do Porto (licenciatura, dois graus de mestrado, doutoramento) tem sido uma das principais funções, que o CAUP assegura desde o início. Este apoio vai continuar, nomeadamente através da integração de estudantes de todos os níveis nas atividades do CAUP, em particular na investigação. Esta contribuição única para a formação de sucessivas gerações de astrónomos profissionais continua a ser um objetivo central para o futuro.

Instituição financiadora
Fundação para a Ciência e a Tecnologia