Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto

Caraterização de planetas de tipo terrestre em torno de pequenas estrelas

Programa Pessoa - Acordo entre Portugal e França 2015-2016

Investigador responsável
Pedro Figueira

A pesquisa de planetas extrasolares é um dos tópicos de pesquisa mais ativos em astronomia. Sendo simultaneamente força motriz de desenvolvimento tecnológico e potenciado pelo mesmo, os mais recentes resultados da área têm contribuído para renovar a nossa visão dos planetas, do nosso Sistema Solar, e da emergência de Vida.

Com este projeto propomos estudar a presença de planetas de pequena massa, até ao limite de uma massa terrestre, orbitando em torno das leves estrelas M. Estas estrelas proporcionam o cenário perfeito não apenas para a deteção de planetas de pequena massa mas também para a caracterização de planetas extrasolares massivos. Para atingir tais objetivos propomos fomentar a colaboração, transferência tecnológica e troca de experiência e conhecimento entre o instituto português CAUP e o francês IPAG, e maximizar o retorno de projetos de colaboração a nível de instrumentação e observação.

Portuguese Node: CAUP
Co-PI: Pedro Figueira

French Node: IPAG
Co-PI: Xavier Bonfils

Instituição financiadora
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Início: 1 janeiro 2015
Fim: 31 março 2017

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é uma nova, mas muito aguardada, estrutura de investigação com uma dimensão nacional. Ele concretiza uma visão ousada, mas realizável para o desenvolvimento da Astronomia, Astrofísica e Ciências Espaciais em Portugal, aproveitando ao máximo e realizando plenamente o potencial criado pela participação nacional na Agência Espacial Europeia (ESA) e no Observatório Europeu do Sul (ESO). O IA é o resultado da fusão entre as duas unidades de investigação mais proeminentes no campo em Portugal: o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL). Atualmente, engloba mais de dois terços de todos os investigadores ativos em Ciências Espaciais em Portugal, e é responsável por uma fração ainda maior da produtividade nacional em revistas internacionais ISI na área de Ciências Espaciais. Esta é a área científica com maior fator de impacto relativo (1,65 vezes acima da média internacional) e o campo com o maior número médio de citações por artigo para Portugal.

Continuar no sítio do CAUP|Seguir para o sítio do IA