Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+

Origins and evolution of life on Earth and in the Universe (ORIGINS)

Trans-Domain COST Action TD1308

This Action addresses three basic questions that fascinate and intrigue scientists, and the general public alike, questions that are pivotal to our understanding and appreciation of our place in the universe. Where, when and how did life emerge and evolve on Earth? What are the conditions under which life can exist? Does life exist elsewhere in the Universe and, if it does, how can it be detected and identified?

The Action has specifically excluded the search for intelligent extraterrestrial life in its portfolio. Creationist theorems are also outside the Action's remit.


COST Management Committee Members from Portugal:
Dr. Nuno Santos
Dr. Jorge Gameiro

Instituição financiadora
European Commission

Início: 15 maio 2014
Fim: 14 maio 2018

>> Ver site do projecto

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço é (IA) é uma nova, mas muito aguardada, estrutura de investigação com uma dimensão nacional. Ele concretiza uma visão ousada, mas realizável para o desenvolvimento da Astronomia, Astrofísica e Ciências Espaciais em Portugal, aproveitando ao máximo e realizando plenamente o potencial criado pela participação nacional na Agência Espacial Europeia (ESA) e no Observatório Europeu do Sul (ESO). O IA é o resultado da fusão entre as duas unidades de investigação mais proeminentes no campo em Portugal: o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL). Atualmente, engloba mais de dois terços de todos os investigadores ativos em Ciências Espaciais em Portugal, e é responsável por uma fração ainda maior da produtividade nacional em revistas internacionais ISI na área de Ciências Espaciais. Esta é a área científica com maior fator de impacto relativo (1,65 vezes acima da média internacional) e o campo com o maior número médio de citações por artigo para Portugal.

Continuar no sítio do CAUP|Seguir para o sítio do IA