22-26 August 2011, Porto, Portugal

Modelos Cosmológicos - Observar Localmente, Pensar Globalmente
Jean-Philippe Uzan (Institut d'Astrophysique de Paris)

A elaboração de uma representação do Universo baseia-se nas leis da natureza, em observações astronómicas, e na ideia de que o nosso Universo local é representativo do Universo como um todo. Nesta apresentação vou descrever as hipóteses do modelo cosmológico atual, e explicar como algumas dessas hipóteses podem ser testadas. Vou também, descrever alguns dos desenvolvimentos mais especulativos, e as novas visões do Universo a que eles levam.

Breve biografia
Jean-Philippe Uzan obteve o seu doutoramento em 1998 pela Universidade de Paris XI (França). Depois fez um pós-doutoramento na Universidade de Genebra (Suiça) e foi contratado pelo CNRS (Centro Nacional de Investigação Científica de França) em 1999, onde é agora Diretor de Investigação. Trabalha no Instituto de Astrofísica de Paris (França) e é investigador associado da Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul). A sua investigação concentra-se nos testes das hipóteses subjacentes ao modelo cosmológico padrão, entre os quais o estudo da topologia do Universo, testes da relatividade geral a escalas astronómicas (incluindo testes do princípio de equivalência usando constantes fundamentais), e testes do princípio de Copérnico. Trabalhou ainda em teorias de inflação e de CMB (radiação cósmica de fundo), com ênfase em Non-Gaussianidades. Ensina Física na École des Mines de Paris e Cosmologia na École Normale Superieure de Paris. Jean-Philippe Uzan é coautor da monografia “Primordial Cosmology” (OUP) e autor de vários livros de divulgação de ciência, entre os quais dois livros infantis.