22-26 August 2011, Porto, Portugal

A Importância da Astronomia e da Física no Mundo Moderno
Carlos Martins (CAUP)

Vivemos num mundo cada vez mais dependente da tecnologia. Uma cultura científica, ainda que básica, é essencial para uma sociedade capaz de tomar decisões informadas sobre os grandes desafios do nosso tempo, que para além de outros aspetos (económicos, políticos, éticos,...) têm uma forte componente científica subjacente mas nem sempre óbvia. Depois de uma breve introdução ao método científico e ao papel da ciência na sociedade, discutiremos o maior desses desafios, o aquecimento global.

Breve biografia
Carlos Martins nasceu em Viana do Castelo (Portugal). Licenciou-se em Física/Matemática Aplicada (Universidade do Porto) em 1993, e doutorou-se em Física Teórica na Universidade de Cambridge em 1997. Trabalha na fronteira entre a astrofísica, a cosmologia e a física de partículas, nomeadamente em testes observacionais de teorias do Universo primordial. É coordenador da equipa de Galáxias e Cosmologia Observacional do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, e neste momento orienta projetos de investigação de sete alunos. Em 2010 recebeu o prémio Outstanding Referee da Sociedade Norte-Americana de Física, que distingue os melhores investigadores que participam no processo de arbitragem de artigos científicos. Fora das horas de expediente, o Carlos Martins pode ser encontrado em concertos de música clássica, ou a participar em caminhadas. É também um ávido leitor com uma pequena predileção por chocolate.