22-26 August 2011, Porto, Portugal

Uma viagem pelo nosso Universo
Charles (Chuck) Bennett (Johns Hopkins University)

Desde o início da história da Humanidade que ansiamos compreender o cosmos. Antigamente isto parecia ser um exercício que se limitava ao mundo da filosofia, mas é notável a evolução dos resultados científicos ao longo da última década, que permitiu obter dados observacionais de rigoroso detalhe. Progressos espantosos e novos dados propiciaram uma maior compreensão de muitos aspetos fundamentais do nosso Universo. O Universo parece ser bem mais estranho do que imaginávamos. Nesta palestra partilharei com o público uma visão do Universo: o que pensamos saber, como o sabemos e uma descrição das mais recentes fronteiras de investigação.

Breve biografia
Charles Bennett é cosmólogo e catedrático de Física e Astronomia na Universidade de Johns Hopkins em Baltimore (Maryland, EUA). É o líder da bem sucedida e conhecida missão espacial da NASA WMAP (Wilkinson Microwave Anisotropy Probe), que ajudou a quantificar muitas das propriedades essenciais do Universo, como a sua idade, quantidade de matéria escura, energia escura e taxa de expansão. É membro da Academia de Ciências dos EUA (U. S. National Academy of Sciences). Já foi galardoado com a Medalha Henry Draper e com o Prémio Comstock em Física. Também é membro da Academia Norte-Americana das Artes e Ciências (American Academy of Arts and Sciences). Fora dos EUA recebeu o Prémio Harvey (Israel Institute of Technology), o Prémio Gruber para Cosmologia (Fundação Gruber), e o Prémio para Astronomia da Fundação Shaw.