Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
Astrobiologia: à procura de vida extraterrestre
8-9 Junho 2009

História (2 horas)
O objectivo desta parte é providenciar um contexto histórico e cultural da ideia de vida extraterrestre. Ao fazê-lo, os alunos terão uma melhor compreensão das diferenças entre argumentos científicos e não-científicos (analogia, religião, desejos pessoais, especulação, crenças, marketing, etc), perceberão melhor a natureza da ciência, e farão uma análise crítica do passado que lhes permite compreender melhor os argumentos presentes. Após uma introdução ao curso e à astrobiologia, discutiremos os conceitos antigos de pluralismo, a revolução heliocêntrica, a revolução sideral, e a problemática dos canais em Marte.


Ciência (3 horas)
O objectivo desta parte é compreender os conceitos, teorias, e conhecimento científico existente na ideia de vida extraterrestre. Para isso, estudaremos a vida na Terra e extrapolaremos a possibilidade de vida para o resto do Universo. Tentaremos perceber que factores são importantes para determinar a possibilidade de vida extraterrestre, e aproveitaremos a Equação de Drake como ferramenta organizacional. Estudaremos a formação estelar e planetária, os métodos de detecção de planetas extrasolares, a evolução biológica, cultural, e tecnológica na Terra, a evolução da inteligência humana, e o possível tempo de vida de uma civilização tecnológica.


Especulação Científica (3 horas)
Nesta secção tentaremos ir além da ciência de modo a gerar hipóteses para a existência de vida extraterrestre. Passaremos da vida na Terra para a vida noutros planetas no Universo. Faremos uma viagem pelo Sistema Solar, consideraremos o programa SETI e estratégias para comunicar com civilizações extraterrestres, e analisaremos casos de OVNIs.


Ficção Científica (2 horas)
Nesta secção discutiremos a importância da ficção científica na sociedade e no contexto actual da ideia de vida extraterrestre, estudaremos a ficção científica ao longo da história, e analisaremos criticamente (relevando temas científicos e sociais) vários trabalhos, como por exemplo: Contacto, Star Trek, Star Wars, The Black Cloud, Solaris, Guerra dos Mundos, Alien, Encontros Imediatos do Terceiro Grau, ET - O Extraterrestre, K-PAX, Homens de Negro, ...