Na manhã de 3 de Outubro de 2005, poderá ser observado na Península Ibérica um fenómeno astronómico raro e espectacular: um eclipse anular do Sol. O eclipse começa às 8:38 e termina às 11:16, com o máximo às 9:53 (hora legal de Portugal Continental).

Nenhuma pessoa viva assistiu, no território continental, a um fenómeno semelhante.

ONDE OBSERVAR
O eclipse anular do dia 3 de Outubro será visível em todo o território de Portugal Continental.
O eclipse terá início às 08:38 da manhã e terminará às 11:16, com máximo às 09:53 (hora legal de Portugal Continental).
A faixa de "anularidade" começa no Oceano Atlântico, passando pelo norte de Portugal, Espanha, Ilhas Baleares.
Cruza o continente africano em direcção a sudoeste, passando pela Argélia, Tunísia, Sudão, sudoeste da Etiópia, Quénia e extremo sul da Somália. Termina ao pôr-do-Sol no Oceano Índico.
TRAJECTO DO ECLIPSE
O eclipse será anular na região a sombreado. Observadores fora desta área verão o eclipse como parcial.
A linha a negro marca a região onde o eclipse anular será realmente concêntrico. Na faixa a sombreado, cuja largura máxima é de 138 quilómetros, o eclipse será anular, mas não concêntrico. O eclipse será visto em todo Portugal Continental. No entanto, só na região Norte (zona sombreada no mapa) é que o eclipse será anular. Os observadores fora desta região verão um eclipse parcial, tanto mais reduzido quanto mais longe se encontrarem da zona sombreada (no Algarve a percentagem de ocultação será da ordem de 80%).

 

FILME DO ECLIPSE
Eclipse visto do Porto, por telescópio, na fase de máximo.

Em caso algum se pode olhar directamente para o Sol!


A observação solar sem um filtro apropriado causa graves lesões oculares e em casos extremos a cegueira. A utilização de telescópios ou binóculos só é aconselhada para quem tem experiência de observação e sempre com recurso a um filtro solar, em perfeito estado de conservação, colocado na entrada do telescópio.