Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
22 junho 2007

Durante o ano de 2007 comemora-se o Ano Heliofísico Internacional. Aproveitando esta comemoração foi criado o SWEETS, acrónimo inglês para Space Weather and Europe an Educational Tool with the Sun, ou em português, Climatologia Espacial e a Europa o Sol como Ferramenta Educativa. O SWEETS é um consórcio de 17 organizações de 11 países da União Europeia (ou vizinhos desta), sendo o representante nacional o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP). Destas instituições destacam-se, por exemplo, a Agência Espacial Europeia (ESA) e o Observatoire de Paris.

Até ao fim do ano, este consórcio realizará várias actividades por toda a Europa, das quais se destaca um questionário na Internet (até ao meio de Julho), com perguntas sobre o Clima Espacial e sobre o Ano Heliofísico Internacional. O vencedor de cada país irá passar um dia no instituto de acolhimento nacional do SWEETS (em Portugal será o CAUP), onde terá a oportunidade de ver como é o dia-a-dia de um Astrónomo.

O vencedor global será convidado a deslocar-se em Agosto à Andøya Rocket Range, na Noruega, para assistir ao lançamento de um foguetão. Participará também num documentário sobre o Clima Espacial, com estreia marcada para o principal festival de ciência do consórcio, durante a Semana Europeia da Ciência e Tecnologia, no Castelo Schwerin (Alemanha).

Além desta actividade, haverá uma exposição itinerante a bordo de um autocarro, com painéis, computadores e telescópios solares, que viajará até à maior parte dos países do consórcio. Portugal não receberá o autocarro, estando o seu conteúdo disponível no edifício do CAUP/Planetário do Porto, durante a Semana Europeia da Ciência e Tecnologia, de 19 a 24 de Novembro de 2007.

A actividade principal do CAUP durante esta Semana será a sessão especial no Planetário do Porto "As Tempestades do Clima Espacial". Como complemento da sessão, estará ainda disponível a exposição, que terá uma componente multimédia, com computadores disponíveis para consulta de vários cd-rom interactivos.

Estes computadores, em conjunto com um ecrã de plasma para visionamento de videos e apresentações sobre o Clima Espacial, estarão disponíveis em breve nas nossas instalações. Até ao final do ano, o CAUP também irá organizar várias actividades paralelas, como a construção de relógios de Sol ou observações solares.

Além destas actividades, o CAUP participa também na produção de material didáctico, como a versão portuguesa de um DVD sobre o Clima Espacial e a versão portuguesa do livro para colorir da ESA - A Luz das estrelas. A versão impressa deste livro para colorir será distribuída gratuitamente às crianças que se deslocarem ao Planetário do Porto durante a Semana Europeia da Ciência e Tecnologia, mas está disponível para download (Ficheiro PDF) .

1. Andøya Rocket Range.(© Annette Burn/NSC)
2. Livro para colorir – “A Luz das Estrelas”.
3. Flare Solar (© SOHO/EIT (ESA&NASA))