Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
10 maio 2011

Se acordar meia hora antes do Sol nascer e olhar para este (nascente) poderá ver um bonito alinhamento planetário: Mercúrio, Vénus, Marte e Júpiter juntos numa região do céu com 10º graus de diâmetro - ou seja, se esticarmos um braço e fizermos um punho com a mão, podemos esconder os quatro planetas.

A melhor manhã para vermos o alinhamento será a manhã do dia 11 de maio, pois Vénus e Júpiter estarão muito próximos - estarão apenas separados por 1/2º (podemos esconder os dois planetas atrás de um dedo). Vale a pena espreitar o céu, pois Vénus e Júpiter estão muito brilhantes. Vénus é visível já depois do Sol nascer, é apenas necessário perceber para onde devemos olhar.

Ao longo do mês de maio, este quarteto de planetas voltará a arranjar diferentes formas no céu da madrugada. A 13 de maio, por exemplo, Mercúrio, Vénus e Júpiter formarão no céu um triângulo brilhante - quase equilátero. A 20 de maio, um novo triângulo surgirá, mas agora os vértices serão Marte, Vénus e Mercúrio. Embora Marte não esteja muito brilhante, a sua cor avermelhada facilita a sua identificação. A 30 de maio, a Lua irá juntar-se a este conjunto e poderemos vê-la em fase de quarto minguante.

Para mais informações
NASA Science News

Vídeos
ScienceCasts
Sky & Telescope









1. Medir o céu
2. Mapa do céu - 11 de maio de 2011
3. Mapa do céu - 13 de maio de 2011
4. Mapa do céu - 20 de maio de 2011
5. Mapa do céu - 30 de maio de 2011