Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
5 julho 2013

A Dark Sky Alqueva e a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, com o apoio do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), da ESTSP/IPP, da Biosky e dos membros da Rota Dark Sky Alqueva, irão levar a cabo nos próximos dias 12 e 13 de Julho, a Segunda Dark Sky Party Alqueva.

Tendo como palco o Centro Náutico de Monsaraz, esta edição contará com inúmeras novidades e atrações, sendo possível participar em diversas atividades, diurnas e noturnas, sempre com entrada livre. A participação nos workshops e palestras necessita de inscrição prévia em alqueva.darksky@gmail.com.

O CAUP participa nesta iniciativa com sessões de planetário portátil, observação solar, oficinas de construção de relógios de Sol e, é claro, observação noturna com telescópios.

O evento começa às 21h00 de sexta-feira (12 de julho) com a palestra "Os Monumentos Megalíticos e o Céu", seguindo-se uma sessão de observação astronómica, orientada por guias Dark Sky Alqueva e por membros do CAUP.

A zona do Alqueva, no Alentejo, foi classificada no final de 2011 como Reserva “Dark Sky” (em português, “céu escuro”), sendo mesmo a primeira do mundo a obter a classificação de “Destino Turístico Starlight”. Estas classificações, atribuídas pela Fundação Starlight, certificam a qualidade do céu noturno do Alqueva e também das atividades turísticas relacionadas com o céu, sendo por isso reconhecidas pela UNESCO e pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO).

1. O céu do Alqueva, captado pelo astrofotógrafo Miguel Claro. 2. Poster do evento.