Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
18 março 2013

De 4 a 18 de agosto de 2013, alguns alunos do ensino secundário terão a oportunidade de frequentar a segunda edição do AstroCamp, o único campo de férias astronómico em Portugal. Organizado pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), o evento não terá custos para os participantes.

Segundo o coordenador do evento, o investigador do CAUP Carlos Martins: “Dado o sucesso da primeira edição, em 2012, a edição de 2013 deverá ter uma estrutura muito semelhante. Inclusivamente uma das alunas de 2012, que já está na universidade, pode voltar como monitora.”

Cada candidato ao AstroCamp terá primeiro de passar por um processo de seleção, que terá em conta o mérito académico, a carta de motivação e ainda as recomendações dos professores. Os pré-selecionados com base nestes critérios terão ainda uma entrevista final, em inglês. “Em 2012 houve candidatos muito bons que infelizmente não tiveram lugar no campo, e este ano provavelmente haverá ainda mais. Isto torna o processo de seleção mais difícil para nós, mas é o tipo de dificuldade que gostamos de ter”, afirmou Martins.

Aos alunos selecionados juntar-se-ão ainda de 1 a 3 dos melhores classificados nas Olimpíadas da Astronomia e entre 1 e 3 alunos das escolas do concelho de Paredes de Coura, somando no máximo 20 participantes.

Este curso de verão de duas semanas, que decorrerá na paisagem protegida do Corno de Bico (Paredes de Coura), irá oferecer a estes alunos formação na área da Astronomia, num local de repouso e lazer, longe dos habituais ambientes escolar e urbano.

Martins acrescenta ainda: “Na edição 2013 os cursos oferecidos serão deliberadamente mais quantitativos, enfatizando a importância da física e da matemática na astronomia moderna”.

As candidaturas ao AstroCamp estão abertas até 30 de abril de 2013. O site do evento está disponível em: http://www.astro.up.pt/astrocamp

Contactos:
Carlos J. A. P. Martins

1. Os participantes e os monitores do Astrocamp 2012. 2. A paisagem protegida do Corno de Bico.