Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
13 julho 2012

A Reserva “Dark Sky” do Alqueva, um dos locais com o céu mais escuro de todo o planeta, foi o palco escolhido pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto para observar o Universo. Inserido no programa Ciência Viva no Verão, o CAUP desloca-se a Monsaraz e à Herdade do Esporão, para duas noites de observação do céu, a 20 e 21 de julho de 2012.

A zona do Alqueva, no Alentejo, foi classificada no final de 2011 como Reserva “Dark Sky” (em português, “céu escuro”), sendo mesmo a primeira do mundo a obter a classificação de Destino Turístico Starlight. Estas classificações, atribuídas pela Fundação Starlight, certificam a qualidade do céu noturno do Alqueva e também das atividades turísticas relacionadas com o céu, sendo por isso reconhecidas pela UNESCO e pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO).

A Fundação Starlight foi criada em 2007 para fazer cumprir a Declaração para a Defesa do Céu Noturno e para o Direito à Luz das Estrelas, que classifica o céu noturno como Património Científico, Cultural e Ambiental da Humanidade. Esta declaração foi assinada e reconhecida por organizações internacionais como a UNESCO, o Observatório Europeu do Sul (ESO) ou a UNWTO.

Sendo o Alqueva um dos locais com o céu mais escuro de todo o planeta, condição necessária para boas observações astronómicas, o CAUP organiza, em colaboração com a Reserva Dark Sky Alqueva, a primeira Star Party Alqueva. Esta iniciativa, inserida no programa “Ciência Viva no Verão”, disponibiliza os telescópios do CAUP ao público, para observar o Universo num dos melhores céus do mundo.

No dia 20 de julho a observação ocorre em Monsaraz, e no dia 21 realiza-se na Herdade do Esporão. Como complemento ao programa de Sábado, a Herdade do Esporão disponibiliza um programa especial, com preço promocional e limitado a 100 inscrições, que inclui:

13:00 Almoço “Menu Cassiopeia”
15:00 Visita às caves e adegas
15:45 Prova de vinhos
19:30 Visita à horta acompanhada pelo Chef
20:30 Jantar de degustação "Menu Espiga" com produtos da horta
22:30 Tertúlia no Jardim “O céu é o nosso limite”
23:00 Observação Noturna

Entre Julho e Setembro, o CAUP organiza muitas outras atividades inseridas no programa “Ciência Viva no Verão”. A lista completa destas atividades está disponível em aqui.

Mais informações:
A Fundação Starlight (em português “luz das estrelas”) é uma iniciativa internacional para a defesa da qualidade do céu noturno, como património científico, cultural e ambiental da Humanidade.

Para mais informações e reservas para o programa da Herdade do Esporão, consulte www.darkskyalqueva.com.

Localização da Herdade do Esporão: N 38º 23' 48.86'' , W 7º 33' 2.51''

O “Ciência Viva no Verão” é um programa, coordenado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Tem por objetivo promover a ciência, tecnologia e até o património junto do público em geral. Astronomia, Biologia, Geologia, Faróis, Castelos e Engenharia são os temas disponíveis na edição de 2012. Mais informações em http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2012

Contactos:
Núcleo de Divulgação do CAUP
Filipe Pires (coordenador)
Ricardo Cardoso Reis.

Reserva Dark Sky Alqueva
alqueva.darksky@gmail.com
Tel: 966 580 005
Fax: 266 744 325

1. O céu sobre o lago Alqueva (Foto: Miguel Claro©) 2. Poster Ciência Viva no Verão 2012