Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
21 março 2012

Astronomicamente a Primavera começou às 5 horas e 14 minutos do dia 20 de março de 2012, Equinócio Vernal (fonte: Observatório Astronómico de Lisboa). O Sol no seu movimento aparente no céu cruzou o ponto vernal, o ponto de interceção entre o equador celeste e a eclítica, ou plano orbital do sistema Terra e Lua.

O termo equinócio significa igual noite, ou dia igual à noite. Nesta data a duração do dia é idêntica à da noite e o Sol nasce exatamente a Este e tem ocaso precisamente a Oeste.

Segundo o calendário canónico o Equinócio de Primavera ocorre no dia 21 de março, sendo este dia a referência para determinar a Páscoa. Desde 325 d.C., por decisão do primeiro Concílio de Niceia, o imperador Constantino decretou que a Páscoa, em todo o Mundo Cristão, ocorre no primeiro Domingo depois da primeira Lua Cheia da Primavera.

No entanto, o calendário canónico não segue rigorosamente o ciclo astronómico da Lua. Está dividido em meses lunares de 29 e 30 dias consecutivos, com um ciclo de 19 anos. A Lua Cheia Pascal é o 14 dia do ciclo lunar com início entre o dia 8 de Março e 5 de Abril. Na maior parte dos casos a simples observação da Lua é suficiente, pois a diferença entre o ciclo astronómico da Lua e o calendário canónico lunar no máximo são 2 dias.

Agora é só observar e acompanhar a Lua, e quando ocorrer a Lua Cheia sabemos que o Domingo seguinte será o Domingo de Páscoa.

Calendário lunar, entre o Equinócio e a Páscoa