Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
8 setembro 2009

Nuno Cardoso Santos, investigador do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e Professor Afiliado da Faculdade de Ciências da U.Porto foi premiado com uma das mais prestigiadas bolsas europeias do European Research Council (ERC) – 'ERC Starting Grant 2009'.

O ERC é uma agência de financiamento criada pela Comissão Europeia para apoiar e estimular a investigação científica de excelência através do apoio e incentivo aos investigadores e engenheiros mais criativos.

A bolsa atribuída é quase de um milhão de euros com a duração de cinco anos. O projecto, que vai ter início em Janeiro de 2010, tem como objectivo desenvolver investigação de ponta que permita a detecção e estudo de outros planetas semelhantes à Terra a orbitar outras estrelas parecidas com o Sol.

Nuno Santos é investigador responsável pela equipa de investigação “Origem e Evolução das Estrelas e Planetas” do CAUP, desenvolvendo estudos na área dos planetas extra-solares. O investigador lidera ainda o consórcio português envolvido no projecto ESPRESSO (Echelle SPectrogaph for Rocky Exoplanet and Stable Spectroscopic Observations) para o ESO, que tem por objectivo procurar e detectar planetas parecidos com a Terra, capazes de suportar vida.

Este ano, o ERC atribui 219 bolsas num universo de 2503 candidaturas. Em Portugal 42 investigadores concorreram, tendo três destes sido contemplados.

Contactos
Nuno C. Santos
Tel: 22 608 98 93

Núcleo de Divulgação
Ricardo Reis
Filipe Pires
Tel: 22 608 98 35/6

Nuno Santos