Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
22 julho 2009

Seis minutos e trinta e nove segundos é quanto vai durar a totalidade do eclipse solar do dia 22 de Julho de 2009. Este será o mais longo eclipse total do século XXI, e o século está apenas a começar.

O eclipse tem início logo ao raiar do dia, no Golfo de Khambhat, a norte de Bombaim, na Índia. Os pescadores que pela manhã olhem para nascente, verão um Sol escuro, rodeado por uma coroa amarelada. As aves aquáticas ficarão confusas, pois não saberão se o dia está a começar ou não. Uma estranha sombra substituirá a habitual aurora, enquanto que pelo ar, uma anormal brisa soprará.

Os eclipses totais do Sol são experiências com um quê de surreal, que duram apenas alguns minutos. No entanto, o eclipse de 22 de Julho terá uma duração de 6 min. e 39 seg., em alguns locais. A duração máxima de um eclipse, teoricamente, não ultrapassa os 7 min e 30 seg. Só o eclipse de ... 2132 será mais longo!

Depois do Golfo de Khambhat, a sombra da Lua deslocar-se-á para este. Passará pela Índia, China, Ilhas Ryukyu (Japão). A região de totalidade (umbra) passará por várias cidades de grande dimensão, como é o caso de Xangai - a maior cidade chinesa. Em Xangai a totalidade durará seis minutos, o que proporcionará aos seus 20 milhões de habitantes uma bonita e espantosa visão da Corona Solar.

Outras cidades de grande dimensão por onde passará a totalidade são: Surat, Vadodara, Bhopal, Varanasi, Chengdu, Chongqing, Wuhan, Hefei e Hangzhou. Cidades com populações da ordem dos milhões de habitantes, o que poderá fazer deste o eclipse mais observado de sempre!

A duração deste eclipse é consequência de alguns factores: A 22 de Julho a Terra estará muito afastada do Sol. O solstício de Verão do hemisfério Norte ocorre sempre quando a Terra está do afélio da sua órbita em torno do Sol. Um Sol mais pequeno significa que a Lua pode cobrir a superfície da nossa estrela durante mais tempo - o que aumenta a duração da totalidade!

O próximo eclipse total do Sol terá lugar a 11 de Julho de 2010 e será visível no hemisfério Sul - do Pacífico Sul até à Argentina!

Em vários sítios da internet, será possível acompanhar o eclipse do dia 22 de Julho em directo
http://www.exploratorium.edu/eclipse/2009/index.html
http://www.justin.tv/medlee

Para mais informações
http://science.nasa.gov/headlines/y2009/20jul_longestsolareclipse.htm
http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/8161578.stm

1. Percurso do eclipse de 22 de Julho de 2009. (©F. Espenak & NASA's GSFC) 2. A Corona Solar. (©ESO)