Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+

As sessões

A preparação das sessões de planetário e do respectivo material de apoio é feita por elementos do Centro de Astrofísica, que são também responsáveis pelo treino dos monitores que operam o planetário. Os monitores são alunos dos anos finais da Licenciatura em Astronomia (Física/Matemática Aplicada), da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Cada sessão comporta entre 25 e 30 alunos. Podem realizar-se um mínimo de 3 e um máximo 6 sessões por dia. Existem sessões tipo para cada ano escolar, desde o pré-escolar até ao 8º ano de escolaridade. A duração das sessões varia entre os 20 e os 50 minutos, conforme o nível escolar.

A sala

O espaço a ser utilizado deverá ter pelo menos 6,50 x 6,50 x 3,50 m, deverá estar desocupado e limpo, ser de acesso reservado e em zona não ruidosa. Terá de existir um ponto de electricidade e de preferência a sala deverá poder ser escurecida.

Despesas e Transporte

Ficarão a cargo da entidade requerente as seguintes despesas:
  • custo das sessões;
  • almoço dos dois monitores que acompanham o planetário portátil (no caso das sessões se prolongarem por mais do que uma parte do dia);
  • transporte do material e dos monitores; no caso da visita se prolongar para além de um dia, deverá também ser assegurado o transporte diário dos monitores ou, em alternativa, o seu alojamento.