Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
A Astronomia pode proporcionar uma excelente iniciação à observação e experimentação podendo ser, não só extremamente motivadora, como divertida. Por outro lado tem enorme importância na educação global, tanto científica como humanística, porque sendo multidisciplinar, pode ser vantajosamente usada como unificadora do conhecimento, como pretexto para iniciação e familiarização com os métodos característicos da investigação (experimentação e observação de fenómenos naturais) e como estimulante à curiosidade e descoberta da ciência e tecnologia. Do ponto de vista humanístico é importante ao projectar o homem na sua dimensão e no seu lugar no Universo, de que ele é afinal parte.

Nos últimos anos temos assistido a um aumento significativo das iniciativas de promoção da cultura científica e disseminação do conhecimento gerado dentro dos centros de investigação. O Centro de Astrofísica, através do seu Núcleo de Divulgação, desenvolve, desde o seu início em 1989, diversos programas públicos para a divulgação da ciência e promoção da cultura científica.

De modo a melhor servir os diferentes públicos a unidade de divulgação divide as suas actividades em 3 grandes áreas:
  • Astronomia para as Escolas;
  • Astronomia para o Público;
  • Planetário do Porto.

Como estratégia de comunicação o CAUP privilegia a Astronomia feita na Europa, no contexto da ESA - Agência Espacial Europeia e ESO - Observatório Europeu do Sul.