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O conhecimento científico tem tido nos últimos anos uma evolução muito rápida. Com o desenvolvimento das novas tecnologias de informação estes avanços são imediatamente espalhados e difundidos. Por definição a ciência está constantemente a criar conflitos com o passado e a explorar novas fronteiras. O contacto direto com os seus atores é uma forma do público não especialista esclarecer as suas dúvidas e inquietações. Ao longo do ano de 2015 - Ano Internacional da Luz - o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto disponibiliza às escolas um conjunto de palestras sobre vários temas relacionados com a Luz. Com conteúdos diversos, para diferentes níveis escolares, estas palestras abordaram temas variados, desde as propriedades da Luz e aplicações tecnológicas até às consequências da Relatividade para a estrutura do espaço-tempo. Para mais informações e marcações, por favor contacte nucleo@astro.up.pt.

Todas as palestras estão imediatamente disponiveis, salvo indicação em contrário.

Títulos disponíveis

  • 100 Anos de Relatividade
    Doutor Carlos J. A. P. Martins
    Público alvo: Ensino secundário
    Resumo: Einstein concluiu a formulação conceptual da Teoria de Relatividade há precisamente 100 anos. Em muitas situações práticas esta traz apenas pequenas correções à física Newtoniana: as Leis de Newton são perfeitamente suficentes para colocar humanos na Lua e trazê-los de volta à Terra, e o único contacto indireto que muita gente tem com a Relatividade é ao usar o GPS. No entanto, ao nível conceptual as duas teorias não poderiam ser mais diferentes. Esta palestra discute (a um nível conceptual) os aspectos físicos essenciais da Teoria da Relatividade, e a forma como esta alterou radicalmente a nossa visão do Universo.

    Nota: Idades sugeridas 15+
  • A Importância da Astronomia e da Física no Mundo Moderno
    Doutor Carlos J. A. P. Martins
    Público alvo: Ensino secundário
    Resumo: Vivemos num mundo cada vez mais dependente da tecnologia. Uma cultura científica, ainda que básica, é essencial para uma sociedade capaz de tomar decisões informadas sobre os grandes desafios do nosso tempo - que para além de outros aspetos (económicos, políticos, éticos,...) incluem uma forte componente científica subjacente mas nem sempre óbvia. Depois de uma breve introdução ao papel da ciência na sociedade, esta palestra pode focar um dos seguintes temas:
    • A física da energia e do aquecimento global;
    • A física da gravidade e dos satélites;
    • A fisica das ondas e dos terramotos;
    • A fisica da radioatividade e do cancro.

    Nota: Idades sugeridas 15+
  • A impressão digital dos astros
    Doutor Jorge F. Gameiro
    Público alvo: Ensino Secundário
    Resumo: Os astros, e as estrelas em particular, são objetos celestes cujo estudo é dificultado pela grande distância a que se encontram da Terra. A sua análise e o conhecimento que temos dos astros está assente na análise do espetro de luz. Nesta palestra são revistas algumas técnicas utilizadas na observação das estrelas, com particular ênfase na espetroscopia. São apresentados os métodos mais utilizados na determinação das propriedades das estrelas e a forma como a evolução tecnológica, com a construção de maiores telescópios e instrumentos mais sofisticados, têm contribuido para melhorar esse conhecimento.

    Nota: Idades sugeridas 15+
  • À luz de Einstein (Disponível a partir de Janeiro de 2015)
    Doutor Pedro P. Avelino
    Público alvo: Ensino Secundário
    Resumo: Nesta palestra procuraremos compreender de que forma as propriedades da luz determinam a estrutura do espaço-tempo e do Universo.

    Nota: Idades sugeridas 15+
  • De Galileu ao E-ELT: 400 anos de telescópios
    Doutor Carlos J. A. P. Martins
    Público alvo: 3º ciclo/Ensino secundário
    Resumo: Esta palestra apresenta uma discussão sucinta da origem dos telescópios astronómicos e do seu papel na evolução da nossa compreensão do Universo. Em seguida descreveremos os planos de construção do E-ELT, o maior telescópio óptico/infravermelho do mundo, os principais desafios tecnológicos a ela associados, e os grandes objetivos científicos do telescópio. Finalmente discutiremos os impactos positivos dos investimentos tecnológicos associados a esta construção em áreas como a medicina e as telecomunicações.

    Nota: Idades sugeridas 13+
  • História do Universo
    Doutor Carlos J. A. P. Martins
    Público alvo: 3º ciclo/Ensino secundário
    Resumo: Esta palestra apresenta uma breve história das ideias em Astronomia e Cosmologia, descrevendo a origem e evolução de alguns dos seus principais conceitos, desde as primeiras cosmogonias documentadas até à nossa visão moderna do Universo. Em particular discutiremos o papel das observações astronómicas (primeiro a olho nu, mais tarde com telescópios progressivamente mais potentes) nesta evolução. Finalmente, pretende-se ainda que os alunos compreendam como esta evolução afecta o (e é afectada pelo) desenvolvimento das civilizações.

    Nota: Idades sugeridas 13+
  • O Lado Escuro do Universo
    Doutor Carlos J. A. P. Martins
    Público alvo: 3º ciclo/Ensino secundário
    Resumo: Esta palestra descreve o estado actual da Cosmologia (ie, o modelo do Big Bang) e os seus grandes desafios futuros. O principal destes desafios é o facto de observações recentes sugerirem que 96% do conteúdo do Universo se encontra em formas (conhecidas como matéria escura e energia escura) que não emitem luz nem foram ainda detetadas experimentalmente em laboratório, sendo apenas conhecidas pelos seus efeitos gravitacionais.

    Nota: Idades sugeridas 13+
  • O Poder da luz, e a informação vasta que transporta dos astros
    Doutor Sérgio A. G. Sousa
    Público alvo: 3º ciclo/Ensino secundário
    Resumo: Nesta palestra procura-se mostrar o verdadeiro poder da luz no que diz respeito à informação que ela transporta. A luz não só contém informação do local onde é criada, mas também dos locais por onde viaja. A luz é afectada de várias maneiras no decorrer do seu percurso entre a sua origem até aos nossos olhos. Várias técnicas irão ser abordadas que usam a luz para extrair informação importante para caracterizar e conhecer melhor os corpos celestes do Universo como por exemplo: a forma das galáxias, a temperatura das estrelas ou mesmo a deteção de planetas extra-solares.

    Nota: Idades sugeridas 13+
  • O Universo da Astronomia
    Dr. Ricardo S. S. C. Reis
    Público alvo: 2º ciclo/3º ciclo/Ensino secundário
    Resumo: Não se pode falar na moderna Astronomia sem falar do telescópio. Desde a sua invenção, passando pelo modernos observatórios, até aos colossos do futuro, irei conduzir-vos através da história do telescópio. Mostrarei ainda o observam os telescópios que veem noutros comprimentos de onda, e como é observar de perto o resto dos objetos do nosso Sistema Solar, graças às missões espaciais. De volta ao presente, e à superfície da Terra, terminarei a mostrar o que podemos observar no nosso céu, quer a olho nu, quer com os pequenos telescópios que estão disponíveis para o público em geral.

    Nota: Idades sugeridas 11+
  • Um universo de informação: propriedades e aplicações da luz
    Doutor Paulo Maurício de Carvalho
    Público alvo: 3º ciclo
    Resumo: Durante milhares de anos o Homem observou o mundo que o rodeava utilizando apenas os seus olhos, que, apesar de nos serem imensamente úteis, só detectam a luz visível, Nesta palestra veremos que a luz não é apenas aquela que os nossos olhos "percebem" (luz visível), mas também a que não vemos, a qual só pode ser detectada com o auxílio de determinado tipo de instrumentos, e designaremos por radiação eletromagnética o "conjunto" formado por esses dois "tipos de luz". Assim, depois de uma breve introdução histórica, falaremos da importância que a luz tem no contexto astronómico (entre outros), e de algumas das suas propriedades físicas. Terminaremos com referências a algumas aplicações da luz na vida do dia a dia.

    Nota: Idades sugeridas 13-15