Em 2009 celebram-se 400 anos das observações de Galileo, o tema de fundo para o Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009).

Um dos objectos de estudo de Galileo foi a nossa estrela - o Sol, onde detectou um dos primeiros tipos de actividade solar conhecida - as Manchas Solares. Já passaram 400 anos desde as observações de Galileo, mas há ainda muita gente que pensa que o Sol é uma bola amarela perfeita.

E é aqui que nos pode ajudar!

A Alvorada do AIA2009 é uma campanha global de um dia de observação solar, proposta pelo Grupo de Física Solar do AIA2009 (GFS), que procura ser um "teaser" (um primeiro cartão de visita) do AIA2009, mas também mostrar a um público global e genérico o que é realmente o Sol.

Para esta actividade propomos que, a começar ao meio-dia local de 1 de Janeiro de 2009, toda a gente com meios de observar (com segurança) o Sol, se reúna em centros de ciência, câmaras municipais, centros comerciais ou mesmo a vossa própria rua, e apresente ao mundo o Sol e o AIA2009.

Pedimos a participação de todos os astrónomos, amadores ou profissionais, naquela que será a maior campanha mundial de observação do Sol. Quer tenha um telescópio com filtro solar, um telescópio H-Alfa, um sunspotter ou um simples sistema de projecção "pinhole", é de si que precisamos.

Todos os participantes registados poderão descarregar um guia de instruções de como observar o Sol em segurança, um logótipo do AIA2009 para colocar no equipamento utilizado e um poster sobre o Ano Internacional da Astronomia 2009, que devem estar presentes durante a actividade.

Como o dia 1 de Janeiro de 2009 é no Inverno do Hemisfério Norte, devem ser considerados alguns locais alternativos sem ser a céu aberto. Estes locais alternativos podem mostrar material multimédia e/ou exposições sobre o Sol (por exemplo, a página na Internet da sonda SOHO). Nestes locais devem estar presentes as mesmas referências ao AIA2009 (ver parágrafo anterior). Mantendo o espírito desta actividade, esses locais podem ser uma simples tenda na vossa rua, passando por pavilhões culturais ou desportivos com computadores ligados à Internet, até Planetários e centros de ciência a apresentarem espectáculos multimédia sobre o Sol.

Em Portugal a actividade conta com o apoio da loja Brightstar, que oferece um desconto de 40% nos filtros solares Astrosolar Film A4 (Baader) a todos os participantes registados.

Com o e-mail de confirmação do registo receberão um código promocional para activar este desconto.

Para mais informações, por favor contacte:
Ricardo Cardoso Reis
Núcleo de Divulgação
Grupo de Física Solar do AIA2009

OrganizaçãoCom o apoio de
CAUP       IYA2009       SOLAR PHYSICS   HELAS       Loja Brightstar